Produções

2022

Artigos em periódicos

MENDES, Diego de Sousa; LIMA, Marcio Roberto de; FREITAS, Tamara Aparecida Reis de. Gamificación, “no tengo ni idea de lo que es”: un estudio en la Formación Inicial del Profesorado de Educación Física. Alteridad, Quito, v. 17, n. 1, p. 12–23, 2021.
 
MENDES, Diego de Sousa; LIMA, Marcio Roberto de; FREITAS, Tamara Aparecida Reis de. Gamification, “I have no idea what it is”: a study in the Physical Education Initial Teacher Training. Alteridad, Quito, v. 17, n. 1, p. 12–23, 2021.
 
Texto em Português disponível em: https://bit.ly/3sLEhA8
Texto em Espanhol disponível em: https://bit.ly/3lmqzzH
Texto em Inglês disponível em: https://bit.ly/3Mxk4WG

Capítulos de livros

.
 

2021

Artigos em periódicos

LIMA, Marcio Roberto de; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Pensar e agir ‘fora da caixa’: jogo digital e produção de afetações pedagógicas na formação inicial de professores. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ciedu/a/Dnpfvb4wf9yb7CLStGyyTcm/?lang=pt. Acesso em: 6 out. 2021.
 
Lima, Marcio Roberto de; Nascimento, Silvania Sousa doThinking and acting ‘outside the box’: digital game and production of pedagogical affectations in teacher training. Ciência & Educação (Bauru). 2021, v. 27, 2021. Available from: https://doi.org/10.1590/1516-731320210048. Accessed: 3 Apr. 2022.
 
Gabriel Lima de Oliveira, K.; MENDES, Diego de Sousa . Produzindo podcasts na educação física escolar: possibilidades e desafios durante o ensino remoto emergencial. RENOTE, v. 19, n. 2, p. 272–281, 2021. https://doi.org/10.22456/1679-1916.121225. Acesso em: 3 abr. 2021.

Capítulos de livros

LIMA, Marcio Roberto de. A pandemia de COVID-19 e as atividades pedagógicas não presenciais centralizadas no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. In: PIMENTEL, F. S. C.; FRANCISCO, D. J.; FERREIRA, A. (Orgs.) Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexões e propostas no contexto da COVID-19. Maceió: Edufal, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7841. Acesso em: 6 out. 2021.
 
LIMA, Marcio Roberto de; Mendes, Diego Souza ; LIMA, Eduardo Henrique de Matos . Educação Física Escolar com exergames: significações, potencialidades e limitações. In: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel. (Org.). Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática. 1ed. Rio de Janeiro: BG Business Graphics Editora, 2021, v. 1, p. 77-89. Disponível em: https://businessgraphics.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Aprendizagem-Jogos-Digitais.pdf. Acesso em: 6 out. 2021.
 

2020

Artigos em periódicos

LIMA, Marcio Roberto de. Exergames como possibilidade de ressignificação da docência na cultura digital. Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 18, n.4, p. 319-343, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/46740. Acesso em: 25 abr. 2021.

LIMA, Marcio Roberto de; MENDES, Diego Souza; LIMA, Eduardo Henrique de Matos. Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602020000100133&script=sci_arttext. Acesso em:  01/12/2020.

LIMA, Marcio Roberto de. Percepções discentes sobre o uso pedagógico de exergames: significados,motivações e limitações de sua incorporação na Educação Física Escolar. Debates em Educação, Alagoas, v. 12, p. 615-633, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8952. Acesso em: 01 dez. 2020.

LIMA, Marcio Roberto de; CRUZ, Geisiele Reijane da; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Jogos eletrônicos na formação de professores: uma revisão sistemática de conteúdo no Portal de Periódicos da Capes. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v.23, p.117 – 141, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/52971/751375151337. Acesso em:  02 dez.  2020.

Capítulo de livro

MENDES, Diego Souza. Cultura digital e cultura corporal de movimento: apontamentos preliminares sobre o contemporâneo. In: DORENSKI, S.; LARA, L.; ATHAYDE, P. (Org.). Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas. 1ed. Natal: EDUFRN, 2020, v. 9, p. 29-42.
 

2019

Artigos em periódicos

CARVALHO, Daiane Aparecida Costa; LIMA, Marcio Roberto de. Formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação: uma visão dos marcos legais contextualizada nos cursos da UFSJ. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 12, p. 290-313, 2019. Disponível em https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7586. Acesso em:  01 dez. 2020.

LIMA, Marcio Roberto de; ANDRADE, Isadora Moreira de. Significaciones docentes sobre la integración de tecnologías digitales en prácticas pedagógicas. Alteridad,  Quito, v. 14, p. 12-25, 2018. Disponível em https://revistas.ups.edu.ec/index.php/alteridad/article/view/1.2019.01. Acesso em: 01 dez. 2020.

© 2024 | WordPress Theme: Cosimo by CrestaProject.