2019- atual – Incorporação pedagógica de jogos digitais na formação inicial de professores: significados e reconfigurações
Coordenador: Prof. Dr. Marcio Roberto de Lima
Colaboradoras: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento (UFMG); Profa. Dra. Lynn Rosalina Gama Alves (UFBA).
Descrição: Projeto de pós-doutorado pesquisa que enfoca a incorporação pedagógica de jogos digitais como potencializadores da formação de professores e busca articular elementos típicos da cultura digital à vertente curricular da licenciatura em Física.Espera-se que o projeto possa constituir uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre do papel da universidade quanto à formação de professores na contemporaneidade, aproximando seus sujeitos das práticas da cultura digital. Igualmente, o estudo pretende avançar na construção de indicadores que colaborem na melhor compreensão do uso de jogos digitais como uma possibilidade de exploração\discussão\compreensão de conceitos da Física e, consequentemente, para a potencialização de (futuras) práticas pedagógicas com tais tecnologias.
Situação: Em curso.
Natureza: Pesquisa de pós-doutorado.
Alunos envolvidos: (1) – Geisiele Reijane Da Cruz (graduação).
2017 – 2018 – Uso pedagógico de exergames como potencializadores da cultura digital escolar e da motivação discente
Coordenador: Prof. Dr. Marcio Roberto de Lima
Colaboradores: Prof. Dr. Diego de Sousa Mendes (UFSJ) ; Prof. Dr. Eduardo Henrique de Matos Lima (UFSJ).
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Edital Demanda Universal Fapemig 01/2016 (Processo nº: CHE – APQ-02192-16).Descrição: Este projeto envolveu professores e alunos das aulas de educação física escolar e imbricou a prática pedagógica à cultura digital. Por intermédio da introdução de exergames – jogos digitais que se valem do movimento corporal para simulá-lo em ambientes virtuais – fomentou uma cultura digital no ambiente escolar, reconfigurou práticas pedagógicas e afetou positivamente a motivação discente para a participação e compreensão nas/das modalidades esportivas.
Situação: Concluído.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: (1) – Monise Roberta de Melo (mestrado); (2) Gustavo Rodrigues de Jesus (Graduação – Iniciação científica).