Pode parecer ambicioso tentar responder ao que é performance. De fato, isso não é uma tarefa simplista. Esse particular parte de uma constatação: a palavra performance, apesar de aparecer uma única vez na obra Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede – de Bruno Latour –, assume inegável relevância para os pesquisadores que assumem a TAR como constructo teórico-metodológico de suas investigações.
Foi na busca de uma delimitação conceitual para o termo que o professor Marcio Roberto de Lima publicou um ensaio teórico na Revista Linhas Críticas, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O trabalho conceituou performance a partir da interlocução entre referenciais da Teoria Ator-Rede (TAR) e discutiu esse constructo como um operador teórico no campo da Educação. Complementarmente, o ensaio sintetizou cinco pesquisas em Educação, as quais abarcaram em suas questões de interesse diferentes performances como desdobramentos de intervenções pedagógicas situadas. As ideias construídas no ensaio sugerem que as (inter)ações estabelecidas em redes sociomateriais possibilitam assumir performance como afetações que reverberam em estados no mundo de maneira processual, múltipla e coexistente.
O texto teve publicação bilíngue e pode ser acessado na íntegra em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/43415 (Português) e/ou https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/43415/34044 (Inglês)