O professor Marcio Roberto de Lima publicou o capítulo “Rastros em jogo: materialização de um game como proposta de ação-intervenção em um estágio curricular na licenciatura em Física” no livro “Tendências de pesquisas para a Educação em Ciências”. Francisco Ângelo Coutinho, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Luiz Gustavo Franco e Gabriel Menezes Viana foram os organizadores do livro, que contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O capítulo publicado descreve e problematiza o processo de pesquisa desenvolvido durante o estágio pós-doutoral do autor, que trabalhou com alunos licenciando em Física de uma universidade pública brasileira e explorou a temática dos jogos digitais como um objeto disparador de afetações na formação inicial de professores.
O livro é direcionado a profissionais e estudantes da área de pesquisa em Educação em Ciências. Com propostas teóricas e derivadas de pesquisas acadêmicas, a obra tem como objetivo principal dar visibilidade para diferentes referenciais teóricos-metodológicos. De um modo geral, os textos privilegiam um tom narrativo e didático, pelo qual se procura convidar o leitor para a apropriação do referencial teórico no desenvolvimento de suas próprias pesquisas.
O livro digital está disponível para download em https://zenodo.org/record/7246716#.Y1j56KDMIdV