O professor Marcio Roberto de Lima publicou artigo na Revista Motrivivência, periódico científico do campo do conhecimento que engloba a Educação Física, Esporte e Lazer. O periódico é publicado sob a responsabilidade editorial do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMidia/UFSC), com o apoio do Centro de Desportos/UFSC e do Portal de Periódicos/UFSC.
Vinculado à pesquisa “Autorrastreamento e plataformização: produção de significados sobre práticas de dados na cultura digital” financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), coordenada por Marcio Roberto de Lima, o artigo problematizou a instauração de práticas de dados pela plataforma digital de monitoração de atividades físicas Strava e identificou como essas ações são estruturadas na/pela plataforma e assumem valia para a empresa na cultura contemporânea.
O objeto de análise do artigo foram os documentos oficiais da Strava e foram submetidos a um um protocolo de codificação focada mediada no software ATLAS.ti, a partir do qual foi realizada uma análise descritiva considerando uma perspectiva sociomaterialista com foco direcionado aos aspectos emergentes da associação usuário-Strava. Foi identificado que o aceite dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade da Strava tem como principal desdobramento a captura de qualquer conteúdo e rastro digital gerados pelo usuário e de suas atividades físicas, o que constitui objeto de interesse a ser monetizado pela empresa.
Para acesso completo ao artigo, acesse: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/94307