Os pesquisadores Sebastião Egídio Ferreira Júnior e Diego de Sousa Mendes publicaram o artigo “Educação Física escolar e o Regime Especial de Atividades Não Presenciais: um estudo inspirado na Teoria Ator-Rede” na Revista Cadernos do Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O artigo explorou o Ensino Remoto Emergencial e investigou a produção de associações e controvérsias na disciplina Educação Física em uma escola pública mineira a partir de fundamentos da Teoria Ator-Rede. Os resultados do trabalho sugerem que as ações propostas no Regime Especial de Atividades Não Presenciais, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) explicitam uma concepção de educação reduzida à transmissão de informações e com professores exercendo papel secundário na mediação dos saberes pedagógicos. Ademais, a proposta da SEE/MG para ensino não presencial reafirma a Educação Física como subalterna na hierarquia dos saberes escolares.
Para acesso completo ao artigo, acesse: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133137