O professor Marcio Roberto de Lima (Link@/UFSJ) e os parceiros professor Galdino Rodrigues de Sousa (UFRJ) e professora Eliane Medeiros Borges (UFJF), publicaram um artigo na Revista Cocar, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Pará.
Com o título “ChatGPT, ChatGPT, me diga como educar meus alunos ‘com’, ‘para/sobre’ e ‘através de’ você”, o artigo abordou impactos da integração da inteligência artificial (IA) nos processos educacionais, destacando aspectos instrumentais, criativos e de autoria no ensino/aprendizagem.
O trabalho assumiu caráter exploratório, concentrou-se no ChatGPT 3.5 e considerou o próprio ChatGPT como colaborador de pesquisa. Nesse sentido, interações com o chatbot foram analisadas a partir de uma codificação focada de conteúdo mediada pelo software ATLAS.ti.
Os resultados do trabalho indicaram que a IA na Educação pode facilitar a tutoria, a elaboração de atividades avaliativas, o suporte ao ensino, sua integração ao currículo e sua mediação em projetos de pesquisa ou mídia. No entanto, constatou-se a existência de desafios que incluem a necessidade de formação docente, limitações de informações sobre IA e mídia-educação, financiamento de sistemas inteligentes para a educação e preocupações com privacidade e ética no uso da IA.
Para acesso completo ao artigo, acesse: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8133