“Pensar e agir ‘fora da caixa’: jogo digital e produção de afetações pedagógicas na formação inicial de professores”, esse foi o título do artigo publicado pelo pesquisador do Link@ – Marcio Roberto de Lima – na revista Ciência & Educação (Unesp/Bauru), publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência.
O texto é um dos produtos do pós-doutoramento que Marcio realizou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os anos de 2021 e 2022, sob a supervisão da Profa. Silvania Nascimento (que também assina o artigo como coautora). A investigação discute a incorporação de jogos digitais na formação de professores e envolveu uma produção de dados empíricos a partir de observações de campo e da elaboração de relatórios por licenciandos durante uma Pesquisa-Ação.
A análise e discussão dos dados foram empreendidas sob o aporte da Teoria Ator-Rede e permitiu compreender que a materialidade do jogo digital produzido pelos licenciandos abarcou um processo de translação de suas significações pedagógicas relacionadas aos jogos digitais e sua incorporação ao ensino de Física. As afetações mapeadas partiram de um lugar de ceticismo, incipiência, desconfiança ou mesmo impossibilidade de aproximação pedagógica para um status, que passou a incluir: (1) jogo como um produto cultural; (2) design de jogos como um processo complexo e que envolve tempo, criatividade, referenciais teóricos, agências etc.; (3) desenvolvimento de um jogo digital como forma de trabalho coletivo e colaborativo; (4) jogo digital como via de inclusão da cultura digital no espaço escolar; e, (5) jogo digital como espaço de ensino e de promoção de aprendizagens e habilidades.
O artigo completo está disponível em Português (https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Dnpfvb4wf9yb7CLStGyyTcm/?lang=pt) e Inglês (https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Dnpfvb4wf9yb7CLStGyyTcm/).