O professor Marcio Roberto de Lima publicou artigo na Revista Alteridad, publicação organizada pela Universidad Politécnica Salesiana de Ecuador.
Intitulado “Producción de un juego digital como movilizador de la formación inicial docente”, o artigo tematizou o objeto jogo digital imbricado à formação inicial de professores e teve como proposta discutir mobilizações produzidas durante um estágio curricular ao ser colocado em curso a produção de um jogo digital (game) educativo.
Amparada no aporte teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede, a pesquisa teve caráter qualitativo e seu campo empírico permitiu mapear uma realidade pedagógica a partir de seus aspectos sociomateriais. A produção de dados empíricos se deu a partir de observações de campo e da elaboração de relatórios pelos professores em formação, que foram migrados para o software ATLAS.ti e tratados a partir de uma codificação focada. Esses procedimentos permitiram identificar actantes que formaram a rede sociomaterial investigada, rastrear as (mobiliz)ações empreendidas e sistematizar elementos que compuseram a realidade produzida pela rede. Os resultados reforçaram a impossibilidade de dissociar aspectos materiais dos sociais em processos socioformativos – os quais são sempre marcados por transitoriedade, fluidez, incertezas e mutações – e evidenciaram que a produção de um game na formação inicial de professores é provocadora de mobilizações que afetam o campo de ação dos futuros docentes e incitam a formação de significados pedagógicos.
Para acesso completo ao artigo, acesse: https://alteridad.ups.edu.ec/index.php/alteridad/article/view/7492