O professor Marcio Roberto de Lima publicou artigo no periódico Encontros Bibli, publicação organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Intitulado “Corpo dataficado: autorrastreamento na cultura digital”, o artigo é fruto de uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) em seu Edital 001/2022 – DEMANDA UNIVERSAL.
O artigo discute a produção de dados digitais a partir do autorrastreamento (self-tracking) na cultura digital contemporânea, abordando suas implicações éticas, socioculturais e econômicas. O texto apresenta as práticas de autorrastreamento mediadas por tecnologias vestíveis e plataformas digitais como transformadoras das experiências corporais para além de dados quantificáveis, problematizando questões como privacidade, segurança e propriedade de informações. As discussões promovidas destacam que o autorrastreamento amplia a autoconsciência, mas também alimenta um modelo de negócio baseado na exploração de (bio)dados sensíveis, com riscos à privacidade e autonomia dos usuários. Destaca-se a necessidade de regulação das plataformas e de maior conscientização sobre os seus termos de uso, visando equilibrar benefícios e direitos digitais. Conclui-se que a crítica à dataficação do corpo é urgente e indispensável para desnaturalizar relações assimétricas de poder no ambiente digital.
Para acesso completo ao artigo, acesse: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/106471