Os pesquisadores do Link@, Diego de Sousa Mendes, Marcio Roberto de Lima e Tamara Aparecida Reis de Freitas publicaram o artigo – “Gamificación, “no tengo ni idea de lo que es”: un estudio en la Formación Inicial del Profesorado de Educación Física” – na Revista Alteridad da Universidad Politécnica Salesiana de Ecuador.
O texto é produto de uma pesquisa empreendida pelos autores e teve como objetivo identificar elementos relevantes em um processo de ensino no tocante à gamificação.
De caráter qualitativo, o estudo consolidou um Estudo de Caso que foi estruturado a partir das experiências pedagógicas desenvolvidas durante uma unidade curricular da licenciatura em Educação Física com 24 alunos em formação. Os resultados da Análise de Conteúdo que compôs o Estudo de caso indicaram que o processo de aprendizagem sobre gamificação se desenvolveu a partir da experiência de criar aulas gamificadas, nas quais a presença, a ênfase ou a ausência de determinados elementos de jogo atuaram como reveladores da compreensão que o grupo de licenciandos estabelecia em relação à temática. Destacou-se também, que a associação de ações gamificadas às tecnologias digitais potencializou o desenvolvimento de uma educação na cultura digital. Por fim, a experiência empreendida forjou possibilidades de significação e aprendizagem ao assumir a comunicação e a reflexão como elementos mediadores de ações pedagógicas gamificadas.
Para acessar o conteúdo da publicação na íntegra clique aqui.